top of page

20 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda em 2025


ree

Faltando apenas 10 dias para o encerramento do prazo, cerca de 20 milhões de contribuintes brasileiros ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda de 2025. Até o momento, entre os que já regularizaram a situação, 48,1% optaram pela declaração pré-preenchida — uma ferramenta que permite baixar uma versão inicial do documento com dados já preenchidos, facilitando a conferência e correção pelo contribuinte. Além disso, a modalidade de desconto simplificado foi escolhida em 56,4% das declarações enviadas.


Desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida deveria conter todas as informações disponíveis à Receita Federal. Porém, neste ano, a atualização desses dados foi atrasada devido à greve dos auditores fiscais, o que impactou a completude das informações para os contribuintes.


O prazo para envio das declarações teve início em 17 de março e se encerra às 23h59 do dia 30 de maio. O programa oficial para preenchimento da declaração está disponível desde 13 de março. A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações neste ano, o que representa um crescimento de cerca de 7% em relação a 2024, quando foram entregues 43,2 milhões.


A recomendação para os contribuintes que ainda não declararam é que regularizem a situação o quanto antes para evitar multas e demais complicações com o Fisco.

 
 
bottom of page