24 horas após 'trégua', Bolsonaro e Mourão voltam a se desentender
- José Augusto

- 13 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

Imagem: Google Imagens. Fonte: Estadão.
O presidente Jair Bolsonaro voltou a demonstrar irritação com o vice Hamilton Mourão. Numa conversa no início da tarde desta sexta-feira, 13, ele disse a auxiliares que o general da reserva não “ajuda” o governo. Desta vez, o motivo da queixa foi uma entrevista em que Mourão avaliou que a vitória do democrata Joe Biden nas eleições americanas é cada vez mais “irreversível”. Bolsonaro enfrenta pressão dentro e fora do Palácio do Planalto para admitir a derrota do aliado Donald Trump.
Nos últimos dias, ele deixou explícita sua divergência com o vice, por causa da divulgação de documentos do Conselho Nacional da Amazônia. O órgão presidido por Mourão planejava desapropriar terras de desmatadores. Depois de Bolsonaro classificar a ideia como “delírio”, os dois conversaram longamente ontem, quinta-feira, e restabeleceram as pontes, segundo informaram pessoas próximas. A trégua na relação de permanentes atritos, porém, não durou 24 horas. A entrevista de Mourão na manhã de hoje à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, expôs novamente o mal-estar.
Neste momento, Bolsonaro não pretende procurar Mourão para restabelecer a ponte que tinha acabado de ser reconstruída e ainda estava com o “cimento molhado”, nas palavras de auxiliares diretos. Em conversas, o presidente tem dito que não pretende repetir a chapa vitoriosa de 2018. Mourão, por outro lado, afirma que está focado na sua missão de vice-presidente e chegou a admitir que pode concorrer a uma vaga no Senado nas próximas eleições.



