35% das cargas de energia de Pernambuco foram afetadas durante apagão
- José Augusto
- 15 de ago. de 2023
- 1 min de leitura

Uma ocorrência significativa no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou interrupções no fornecimento de energia em diversos estados do Brasil nesta terça-feira (15). Em Pernambuco, aproximadamente 35% das cargas foram afetadas em todas as regiões do estado por volta das 8h30, resultando em impactos para cerca de 1,5 milhão de pessoas, de acordo com a Neoenergia.
Moradores de áreas como o Grande Recife, Agreste e Sertão pernambucano enfrentaram falta de energia. Cidades como a capital, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru e Petrolina foram impactadas. A Neoenergia informou que a recuperação das cargas ocorreu de maneira gradual, permitindo que o fornecimento fosse restaurado entre as 9h e 10h37.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) comunicou que a interrupção teve origem após a abertura da interligação Norte/Nordeste, mas as causas ainda estão sendo investigadas. A interrupção afetou aproximadamente 16 mil MW de carga em estados das duas regiões.
O apagão se estendeu por mais de 20 estados, além do Distrito Federal, incluindo Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Até as 10h22, aproximadamente 27% da carga na região Norte e 68% da carga na região Nordeste haviam sido recompostos. O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ordenou a criação de uma sala de situação e uma investigação detalhada para determinar as causas do incidente.