top of page

Agosto terá ventos mais fortes, queda nas chuvas e temperaturas dentro da média em Pernambuco

ree

O mês de agosto, que começou nesta sexta-feira (1º), deve apresentar redução nas chuvas, aumento dos ventos e temperaturas dentro da média histórica em Pernambuco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).


O meteorologista Roberto Pereira explica que os ventos previstos variam entre 10 e 20 km/h, com maior intensidade no Sertão. Isso ocorre devido à maior amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima, que gera um gradiente favorecendo ventos mais intensos, especialmente nessa época do ano.


Em relação às chuvas, agosto marca o fim do período mais chuvoso do estado (abril a julho). A expectativa é de precipitações menores, com médias de 177 mm na Região Metropolitana do Recife (RMR), 112,4 mm na Zona da Mata e 58,5 mm no Agreste. No Sertão, a estação seca já está em curso, com pouca chance de chuva.


As temperaturas devem oscilar dentro da normalidade, com mínimas por volta de 20°C na RMR e máximas próximas a 30°C. No Sertão, a mínima prevista é de 16°C e a máxima pode chegar a 34°C.


Para o fim de semana, a previsão indica chuva fraca e isolada à noite na RMR, Zona da Mata e Agreste na sexta-feira (1º), com pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada no sábado (2) principalmente na Mata Sul e Agreste. No domingo (3), há possibilidade de chuvas isoladas nas zonas da Mata Sul, Mata Norte e RMR, com sol e nuvens no Sertão.

 
 
bottom of page