Anvisa proíbe venda de lotes de colágeno, xarope e toxina botulínica falsificada
- José Augusto

- 22 de jul.
- 1 min de leitura

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de diversos produtos, entre medicamentos, suplementos alimentares e insumos farmacêuticos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e inclui medidas de apreensão e recolhimento imediato.
Produtos suspensos:
Xarope da Vovó Isabel / Xarope da Vovó
Colágeno + Vitamina C
L-Treonato de Magnésio
Espinheira Santa
Suplemento alimentar Curcumyn Long
Lote L42158 do insumo farmacêutico Dysport® (Toxina Botulínica A, 150 U)
Segundo a Anvisa, os xaropes identificados como “Xarope da Vovó” estão sendo fabricados por empresa desconhecida, sem qualquer registro ou autorização sanitária. Da mesma forma, os produtos Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e Espinheira Santa, produzidos pela empresa Grupo Nutra Nutri Ltda, estão sendo vendidos sem autorização de funcionamento ou registro na agência.
A toxina botulínica Dysport® (lote L42158) foi classificada como falsificada, após a fabricante original, Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda, informar que não reconhece o lote como autêntico.
O suplemento Curcumyn Long foi proibido por não atender às normas legais quanto ao processo de fabricação, de acordo com a Resolução nº 2.705. O produto descumpre exigências estabelecidas para sua comercialização como ingrediente alimentar.
A Anvisa orienta que consumidores não utilizem nenhum dos produtos listados e, em caso de dúvidas, acessem os canais oficiais de atendimento no portal da agência: www.gov.br/anvisa



