Apagão nacional deixa 600 mil pessoas sem energia em 60 cidades de Pernambuco
- José Augusto

- 15 de out.
- 1 min de leitura

Cerca de 600 mil pessoas em 60 cidades de Pernambuco ficaram sem energia na madrugada desta terça-feira (14). O apagão, que afetou 24 estados brasileiros e o Distrito Federal, ocorreu entre 0h31 e 1h10, segundo a Neoenergia Pernambuco.
Ao todo, 19 subestações foram impactadas no estado. Entre as cidades afetadas estão Recife, Olinda, Jaboatão, Caruaru e Paulista. O técnico em eletrônica Emerson Cordeiro, morador de Olinda, relatou que a energia ficou sem voltar por cerca de 40 minutos e que só depois percebeu se tratar de um apagão nacional.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o problema foi provocado por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). A recomposição da energia começou minutos após o incidente, e até 1h30 o fornecimento foi restabelecido em todas as regiões.
O governo federal informou que cerca de 10 mil megawatts de carga foram desligados durante o apagão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai elaborar um relatório detalhado até sexta-feira (17) para apurar as causas do incidente.



