Ataque russo mata 49 pessoas no sul da Ucrânia
- José Augusto
- 5 de out. de 2023
- 1 min de leitura

Um ataque com míssil russo na região de Kharkiv, no sul da Ucrânia, resultou na morte de pelo menos 49 pessoas, incluindo um menino de 6 anos. O ataque atingiu um café e um mercado em um horário em que esses locais estavam cheios. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que está na Espanha para uma reunião com líderes europeus, deu as primeiras informações sobre o ataque.
Além desse ataque, houve relatos de bombardeios na cidade de Kherson, no sul do país, onde pelo menos duas pessoas morreram, e de drones lançados em ataques às regiões de Odessa, Mykolaiv e Kirovohrad, sendo que 24 dos 29 drones foram abatidos pelas defesas aéreas ucranianas.
A Rússia continua a realizar ataques no sul da Ucrânia, focando na infraestrutura portuária e de grãos, bem como em áreas residenciais. A Ucrânia lançou uma contraofensiva no sul e no leste do país em resposta à invasão russa, mas a situação continua a ser volátil, com vários relatos de vítimas civis. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os últimos relatos de ataques.