Bancos encerram transferências via DOC nesta segunda-feira (15)
- José Augusto

- 15 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

A partir desta segunda-feira (15), as instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerram a oferta de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. O agendamento desta modalidade permanecerá possível até as 22h, e a extinção definitiva do sistema ocorrerá em 29 de fevereiro, data máxima para o processamento de transferências já programadas.
A medida também inclui o fim da Transferência Especial de Crédito (TEC), operações utilizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários. O valor máximo permitido para transações via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99, sem alterações anunciadas nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).
O DOC, criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, e a TEC, perdem espaço frente ao PIX, lançado em novembro de 2020. Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, destaca que ambos deixaram de ser a primeira escolha dos clientes, sendo preferido o PIX pela gratuidade, rapidez e maior flexibilidade de valores transacionados.
O encerramento desses serviços reflete uma mudança nos hábitos de pagamento, com o PIX ocupando a liderança, seguido pelo cartão de crédito, cartão de débito, boleto, TED e cheque, segundo levantamento da Febraban. A preferência pelo PIX demonstra a busca dos clientes por métodos mais ágeis e eficientes para suas transações financeiras.



