Bancos oferecem mutirão para renegociação de dívidas até 15 de abril
- José Augusto
- 11 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Até o dia 15 de abril, o Banco Central em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) está realizando o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de 2024. O objetivo é proporcionar aos cidadãos que possuem dívidas em atraso com instituições financeiras a oportunidade de renegociar seus débitos.
Podem ser renegociadas dívidas em atraso sem a necessidade de bens dados em garantia, incluindo débitos relacionados a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras. No entanto, dívidas com garantias, prescritas ou com parcelas em dia não são passíveis de renegociação.
Os interessados em participar do mutirão podem solicitar a renegociação diretamente com as instituições financeiras onde possuem dívidas. Também é possível iniciar o processo por meio do portal Consumidor.gov.br ou nos Procons participantes da iniciativa.
O Banco do Brasil ressalta que o mutirão pode não ser a melhor opção para todos os casos. Aqueles que se enquadram nos requisitos da Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil devem buscar essa alternativa, que oferece condições mais favoráveis, como descontos médios de 83% na dívida total, podendo chegar a 96%.
A Faixa 1 do Desenrola Brasil engloba dívidas de até R$ 5 mil para indivíduos com renda de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Para pessoas em situação de superendividamento, é recomendado buscar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor.