top of page

Brasil registra 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol; 15 mortes são investigadas

ree

O número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil subiu para 209, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo (5). As ocorrências estão relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas contaminadas.


De acordo com o levantamento, o país contabiliza 16 casos confirmados — sendo 14 em São Paulo e 2 no Paraná. As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).


Situação por estado


O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 14 confirmações e 178 casos em investigação. No total, 13 estados registraram ocorrências:Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.


Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram seus casos descartados, enquanto o Ceará notificou o primeiro caso suspeito recentemente.


Mortes em investigação


Até o momento, o país contabiliza 15 mortes relacionadas à suspeita de intoxicação, sendo duas confirmadas em São Paulo e 13 ainda em apuração.As mortes sob investigação estão distribuídas da seguinte forma:


  • 7 em São Paulo

  • 3 em Pernambuco

  • 1 no Mato Grosso do Sul

  • 1 na Paraíba

  • 1 no Ceará


O Ministério da Saúde informou que os dados refletem os registros enviados pelos estados até as 16h deste domingo (5) e podem sofrer atualizações conforme novas notificações forem recebidas.


 
 
bottom of page