top of page
Buscar

Brasil registra recorde de 75 mil estupros em 2022


O Brasil atingiu um triste recorde em 2022, registrando o maior número de casos de estupro desde o início da série histórica em 2011. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (20), foram contabilizadas 74.930 vítimas, um aumento de 8,2% em relação a 2021, com uma taxa de 36,9 casos para cada 100 mil habitantes.


Os dados englobam casos de estupro (18.100) e estupro de vulnerável (58.820), que inclui vítimas com menos de 14 anos ou sem capacidade de consentimento. Vale ressaltar que o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que apenas uma pequena parcela dos crimes de estupro é reportada às autoridades, o que sugere que o número real pode ser ainda maior.


A maior parte dos estupros ocorre dentro das residências (68,3%), e as vítimas são principalmente mulheres (88,7%), menores de 18 anos (80%), e negras (56,8%). Em 82,7% dos casos, a vítima conhecia o agressor.


Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pondera que o aumento de casos pode ser resultado de um maior número de vítimas denunciando o crime após movimentos como o MeToo, mas não descarta que a pandemia da Covid-19 possa ter contribuído para a situação. Com as escolas fechadas, muitas vítimas ficaram mais expostas a abusadores dentro de suas próprias casas. A especialista também chama a atenção para o fato de que a maioria das vítimas são menores de 18 anos, o que requer uma análise mais profunda das causas subjacentes a esse trágico aumento de registros.


Foto: Google Imagens

 
 

© 2025 por OceanDesign
Todos os direitos reservados

Há 5 anos a sua principal fonte de informação de Riacho das Almas, Pernambuco e do mundo.

bottom of page