Brasileiros ficam de fora de nova lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza
- José Augusto

- 3 de nov. de 2023
- 1 min de leitura

As autoridades de Gaza divulgaram uma nova lista de nomes de civis autorizados a deixar o território após um acordo entre Israel, Egito e o Hamas nesta sexta-feira (3). Infelizmente, mais uma vez, não há brasileiros na lista. No total, a lista inclui 571 pessoas com cidadania dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Indonésia, Alemanha e México. Esta é a terceira vez que um grupo de estrangeiros recebe permissão para deixar a Faixa de Gaza desde o início do conflito.
A primeira lista foi divulgada na quarta-feira (1º) e continha quase 500 nomes. A Embaixada do Brasil na Palestina está monitorando a situação de 34 pessoas que desejam deixar a região.
Brasileiros em Gaza relatam estar angustiados devido aos bombardeios e enfrentam dificuldades na comunicação com seus familiares. Além disso, a região sofre com a escassez de água, alimentos e medicamentos.
O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, escreveu em um grupo com brasileiros em Gaza: "Mais um dia triste, mas chegará a nossa vez". O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, informou que tudo depende de uma autorização das autoridades israelenses.
Um avião da Força Aérea Brasileira, já posicionado no território egípcio, está pronto para trazer o grupo de volta ao Brasil. Os brasileiros aguardando em Gaza receberam um comunicado do governo prometendo assistência com atendimento médico, assistência social e regularização migratória, mas ainda não há previsão para quando serão autorizados a deixar a região.



