Chuvas intensas são previstas para Sul, Norte e Nordeste do Brasil nos próximos dias
- José Augusto
- 13 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Meteorologistas alertam para a ocorrência de chuvas fortes nos extremos do país nos próximos dias. Regiões do Sul, Norte e Nordeste, que já enfrentaram temporais nas últimas semanas, devem ter grandes acumulados de chuva ao longo do fim de semana.
Segundo Maria Clara Sassaki, meteorologista, uma área de alta pressão no interior do país dificultará o avanço e a formação de nuvens carregadas, mantendo as instabilidades concentradas nos extremos do Brasil e favorecendo chuvas persistentes nessas áreas.
No Sudeste, as chuvas podem ocorrer em áreas mais próximas ao litoral, especialmente na faixa leste de São Paulo, litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em contrapartida, Goiás, Minas Gerais e São Paulo devem ter pouca ou nenhuma chuva nos próximos dias.
As chuvas nos extremos do país têm causas distintas: no Norte e no Nordeste, são resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do aquecimento do Oceano Atlântico, enquanto no Sul são impulsionadas pelo bloqueio atmosférico no interior do país, pelo fluxo de umidade vindo da faixa norte e pelos ventos do mar.
Na região Centro-Oeste, embora haja possibilidade de chuvas pontuais de forte intensidade, ainda não se configura como uma frente fria. A expectativa é que um sistema se torne uma frente fria entre domingo e segunda no Sul do país, puxando umidade do Norte para o Centro-Oeste e contribuindo para a formação de nuvens mais carregadas, favorecendo a ocorrência de chuvas pontuais no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.
Com a previsão de grandes acumulados de chuva, há alerta para risco de alagamentos e deslizamentos, principalmente no Norte e Sul do país, onde os temporais recentes contribuíram para o solo ficar encharcado. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para regiões do norte do Pará, norte do Amazonas, região metropolitana de Porto Alegre, região metropolitana de Florianópolis e litoral sul de Santa Catarina, com risco de deslizamentos e alagamentos. A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu alerta por conta dos volumes elevados de chuva esperados para o estado, destacando o risco muito alto para alagamentos e inundações.