Ciclone extratropical se forma na Argentina e pode afetar o Sul e Sudeste do Brasil
- José Augusto
- 15 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Um ciclone extratropical está se formando na Argentina e tem previsão de intensificação nesta segunda-feira (15). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse ciclone se juntará a uma frente fria que já está atuando no sul do Brasil, podendo avançar pela Região Sudeste até o próximo fim de semana.
Segundo o Inmet, esse padrão é comum para esta época do ano, mas é importante ressaltar que a previsão ainda pode sofrer alterações, especialmente em relação à intensidade e à data de formação do ciclone e da frente fria.
A Defesa Civil de Santa Catarina já registrou um intenso volume de chuvas durante o último fim de semana, especialmente na Grande Florianópolis. Cerca de 50 pessoas estão desalojadas e famílias foram transferidas para locais seguros. Além disso, houve relatos de desabamentos de muros, deslizamentos de terra e alagamentos em várias cidades, causando bloqueios em estradas e dificultando a mobilidade.
Diante desse cenário, é importante que a população das regiões afetadas fique atenta aos alertas e recomendações dos órgãos de defesa civil e evite áreas de risco durante o período de chuvas intensas.