Compesa inicia nesta sexta (21) a interligação da Adutora do Agreste em Caruaru para reforçar abastecimento de água
- José Augusto
- 21 de mar.
- 1 min de leitura

A Compesa dará início nesta sexta-feira (21) a uma importante obra para reforçar o abastecimento de água em Caruaru e outras 13 cidades da região. A interligação da Adutora do Agreste à Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado ocorrerá a partir das 6h, no trecho da BR-104 próximo ao Hospital Regional do Agreste. Durante os serviços, o abastecimento de água será suspenso temporariamente em alguns bairros da cidade, com previsão de conclusão dos trabalhos até o sábado (22).
A ação é parte das medidas emergenciais da Compesa para enfrentar a crise hídrica, com o objetivo de evitar o desabastecimento nas cidades atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Jucazinho, que está em estágio de pré-colapso devido à seca. Com a interligação, a ETA Salgado receberá um reforço de 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco, passando a contar com um total de 600 l/s, somando os 200 l/s já recebidos pela Transposição do Rio São Francisco.
O Governo de Pernambuco autorizou um investimento de R$ 4,4 milhões para a realização dessa obra, que beneficiará aproximadamente 850 mil pessoas. Além de garantir mais segurança hídrica, a interligação permitirá maior flexibilidade operacional para redirecionar a água entre as cidades, mantendo o abastecimento contínuo, mesmo em períodos de estiagem.