Confiança dos brasileiros no presidente sobe ao maior nível desde 2012, aponta Ipec
- José Augusto
- 18 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

De acordo com o Índice de Confiança Social (ICS) do Ipec, a confiança dos brasileiros no presidente da República atingiu o maior nível desde 2012. O levantamento mostra que o chefe do Executivo federal alcançou 50 pontos em uma escala de zero a cem. Esse número é nove pontos superior ao registrado em 2022, último ano da gestão Bolsonaro.
Apesar da melhora, o presidente ainda ocupa a 16ª posição na lista que avalia 20 instituições. O Nordeste é a região onde Lula obteve maior confiança, com 66 pontos, e foi a única região onde o petista superou Bolsonaro no segundo turno das eleições de outubro passado.
Por outro lado, os eleitores das classes A e B e os evangélicos apresentaram os níveis mais baixos de confiança no presidente, grupos que majoritariamente apoiaram Bolsonaro em 2022.
O governo de Lula também inicia com mais confiança que o de seu antecessor, marcando 52 pontos na escala do Ipec, cinco a mais do que no ano passado e dois acima do registrado em 2019, primeiro ano do mandato Bolsonaro.
Segundo a professora Rachel Meneguello, da Unicamp, os dados refletem "certo ânimo com o funcionamento democrático da política brasileira instalado com o governo Lula".
A pesquisa presencial do Ipec foi realizada com 2.000 moradores de 127 municípios entre 1° e 5 de julho, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.