Conflito Israel-Hamas: 6 perguntas e respostas para entender o que está acontecendo
- José Augusto
- 10 de out. de 2023
- 2 min de leitura

No último sábado, o grupo extremista islâmico Hamas lançou uma ofensiva sem precedentes contra Israel, desencadeando a maior escalada de hostilidades em anos. Combatentes palestinos invadiram diversas localidades no sul de Israel, causando mortes e fazendo reféns.
O ataque aconteceu durante o feriado judaico de Simchat Torah e um dia após o 50º aniversário da Guerra do Yom Kippur entre Israel e países árabes. O significado da data não terá passado despercebido para a liderança do Hamas.
O conflito mais recente entre Israel e o grupo havia sido uma guerra que durou 11 dias em 2021. Entenda o histórico de tensões na região:
O que é o Hamas?
O Hamas é um grupo extremista islâmico palestino que governa a Faixa de Gaza. Tem como objetivo destruir Israel e já travou diversas guerras com o país desde 2007, quando assumiu o poder em Gaza. É considerado um grupo terrorista por várias nações, incluindo Israel, EUA e União Europeia.
O que é a Faixa de Gaza?
A Faixa de Gaza é um território com densa população situado entre Israel, Egito e o Mar Mediterrâneo, abrigando cerca de 2,3 milhões de pessoas.
Por que o Hamas controla Gaza?
A maioria dos 2 milhões de habitantes do território vem de famílias de refugiados que fugiram de seus vilarejos, localizados no que hoje é Israel, em meio à guerra que se seguiu à declaração de independência do Estado judeu, em 1948. O território passou a ser ocupado militarmente por Israel em 1967.
Em 2005, Israel retirou seus colonos e tropas de Gaza, mas manteve o controle das fronteiras terrestres e marítimas.
A eleição de 2006 dividiu a liderança palestina. O Hamas assumiu a chefia do gabinete, mas a liderança da ANP continuou nas mãos de Mahmoud Abbas, do Fatah.
Em 2007, depois que o Hamas passou a governar o território, Israel e Egito impuseram um bloqueio à região. A população local sofre com a falta de luz, água e alimentos e é impedida de deixar o território. Desde então, o território registrou uma sequência de conflitos envolvendo bombardeios israelenses e disparos de foguetes pelo Hamas, que deixaram milhares de mortos, principalmente do lado palestino. Tréguas foram mediadas por Egito, Qatar e Nações Unidas.
O que é a Palestina e qual sua relação com esses eventos?
A Palestina inclui a Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental, além de Israel. Essas áreas historicamente faziam parte da Palestina e de terras dos antigos reinos judeus. O conflito envolve reivindicações territoriais e direitos entre israelenses e palestinos.
Por que Israel e o Hamas estão em conflito?
Há tensões contínuas entre Israel e o Hamas. O ataque atual ocorreu sem aviso prévio, com o Hamas lançando foguetes contra Israel e combatentes invadindo comunidades israelenses na fronteira.
Israel falhou em sua inteligência?
O ataque surpreendeu Israel, apesar de seus extensos serviços de inteligência. O Hamas conseguiu superar as barreiras de segurança e infiltrar-se em Israel de várias maneiras, revelando falhas no sistema de segurança de Israel.