top of page

Dezenas de peixes aparecem mortos na Barragem do Prata e desastre ambiental é investigado


ree

Especialistas em meio ambiente estão investigando um desastre ambiental que afeta a Barragem do Prata, em Bonito, no Agreste de Pernambuco. Dezenas de peixes da espécie tucunaré foram encontrados mortos no reservatório, o que tem gerado preocupação entre moradores e pescadores da região.


Os peixes mortos foram avistados boiando em vários pontos da superfície da barragem, e a causa da morte ainda é desconhecida.


Segundo especialista, desastres dessa natureza podem ocorrer por causas naturais, como mudanças na temperatura ou degradação de substâncias orgânicas. No entanto, a suspeita é de que a morte dos peixes tenha sido causada por ações humanas e não por fatores naturais.

"Pelas características do cenário, isso mostra que, provavelmente, essas mortes são provocadas por fatores antrópicos, ou seja, que são realizados pelo homem", destacou.


Para entender a origem do problema, foram coletadas amostras de água da barragem para análise laboratorial. A Compesa, responsável pelo manancial, afirmou estar ciente do ocorrido e que já coletou amostras da água da Barragem do Prata para realizar análises laboratoriais.

"A Companhia esclarece ainda que antes de ser distribuída à população, a água passa por um rigoroso processo de tratamento, garantindo a sua potabilidade. Portanto, não há riscos para a saúde da população", informou a Compesa em nota.


A Barragem do Prata é um reservatório crucial no interior de Pernambuco, com capacidade para acumular 42 milhões de metros cúbicos de água e abastecer municípios como Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha e São Joaquim do Monte. A situação está sendo monitorada pelas autoridades ambientais para que medidas adequadas possam ser tomadas para proteger o ecossistema da região.


Foto: Caruaru no Face

 
 
bottom of page