Edital do Enem 2025 é divulgado; veja o cronograma e as principais regras do exame
- José Augusto

- 24 de mai.
- 2 min de leitura

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep.
A aplicação do Enem 2025 será realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro. No entanto, nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da realização da COP 30 (Conferência da ONU sobre o Clima), que acontecerá entre 10 e 21 de novembro na capital paraense.
Certificação do ensino médio
Neste ano, volta a valer a possibilidade de obter o certificado de conclusão do ensino médio por meio do Enem. Participantes com mais de 18 anos que alcançarem ao menos 450 pontos em cada área de conhecimento e nota mínima de 500 na redação poderão solicitar o documento.
Estrutura das provas
O exame contará com quatro provas objetivas (com 45 questões cada) e uma redação. No primeiro domingo, os candidatos responderão às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo língua estrangeira), Ciências Humanas e farão a redação. No segundo dia, será a vez de Ciências da Natureza e Matemática.
1º dia (9/11): duração de 5h30, com término às 19h.
2º dia (16/11): duração de 5h, com término às 18h30.
Em ambos os dias, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília). As provas começarão às 13h30.
Taxa de inscrição
O valor da taxa é de R$ 85 e poderá ser pago até o dia 11 de junho, via boleto (emitido na Página do Participante), Pix (por QR code), cartão de crédito ou débito (em contas específicas). Participantes isentos, como estudantes da rede pública que estejam no CadÚnico e buscam o certificado do ensino médio, não terão boleto gerado.
Nome social e acessibilidade
Durante a inscrição, candidatos que desejarem ser identificados por nome social poderão fazer a solicitação, desde que tenham o nome social cadastrado na Receita Federal. Travestis, transexuais e pessoas trans serão automaticamente reconhecidos, sem necessidade de enviar documentação adicional.
Também é possível solicitar atendimento especializado, informando necessidades específicas como deficiência visual, auditiva, física, TEA, dislexia, entre outras. Todos os recursos de acessibilidade estão detalhados no edital.
Reaplicação
Participantes que forem impedidos de comparecer às provas por motivos de saúde (doenças infectocontagiosas) ou falhas logísticas poderão pedir reaplicação, que será feita nos dias 16 e 17 de dezembro.



