Evite misturar diversos tipos de comidas na ceia de ano novo
- José Augusto

- 28 de dez. de 2020
- 1 min de leitura

Este ano o réveillon será mais no núcleo familiar por causa da pandemia do coronavírus. Mesmo assim, poderá ser animado e com pratos saborosos na ceia de ano novo. Um alerta: o excesso de comida ou a junção de várias comidas poderão levar a problemas estomacais, intestinais, diarreia e enxaqueca. A maionese, por exemplo, quando em estado de má conservação, por causa da bactéria salmonela, poderá levar a uma infecção generalizada no indivíduo. Os principais sintomas da salmonelose são dores abdominais, diarreia, calafrios, febre, náuseas, vômitos e mal-estar de 12 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado.
Alguns pratos já substituem a maionese por iogurte ou requeijão light para evitar algum transtorno estomacal. Além da salmonela, o excesso de álcool poderá acabar com a festa. Por exemplo, o álcool baixa a glicose no sangue e a pessoa é mais sujeira a ter glicemia, lavando-a ao desmaio. O fígado é o órgão humano mais afetado pelo álcool.
O coma alcoólico leva o indivíduo a perder a consciência pelo excesso de bebida, o fígado não aguenta e não metaboliza mais o álcool. Diversos órgãos do corpo podem intoxicar, inclusive, o cérebro. Levar a pessoa para a emergência do hospital será a medida mais assertiva, porém, sabemos que as emergências estão sobrecarregadas pela demanda da Covid-19. Portanto, mesmo em casa, beba com moderação e curta a família.
Fonte: G1



