França ordena suspensão da venda do iPhone 12 devido a 'elevados níveis de radiação
- José Augusto
- 13 de set. de 2023
- 1 min de leitura

As autoridades francesas determinaram que a Apple suspenda a venda do iPhone 12 devido a preocupações com a quantidade de radiação eletromagnética emitida pelo dispositivo. Segundo a agência reguladora de frequências da França, ANFR, testes revelaram que o iPhone 12 emite uma quantidade excessiva de ondas eletromagnéticas que podem ser absorvidas pelo corpo humano, excedendo o limite permitido.
Durante os testes que simularam o uso comum do telefone, a ANFR constatou uma absorção de energia eletromagnética pelo corpo de 5,74 watts por quilograma, enquanto o padrão europeu estabelece um limite de 4,0 watts por quilograma. Como resultado, as autoridades francesas ordenaram a retirada do iPhone 12 do mercado francês a partir de 12 de setembro.
A ANFR também pediu que a Apple tome medidas corretivas para os dispositivos já vendidos, para que estejam em conformidade com os regulamentos. Caso contrário, a Apple poderá ser obrigada a recolhê-los. A agência irá verificar a partir de quarta-feira se os modelos do iPhone 12 ainda estão sendo oferecidos no mercado.
É importante notar que reguladores de diversos países estabelecem limites para a quantidade de radiação eletromagnética que os dispositivos móveis podem emitir, visando a prevenção de possíveis efeitos adversos na saúde dos usuários. Até o momento, a Apple não emitiu comentários sobre a decisão das autoridades francesas.