Governador do Maranhão emprega 10 parentes em cargos estaduais
- José Augusto
- 13 de out. de 2023
- 1 min de leitura

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, nomeou pelo menos 10 parentes para cargos públicos no estado, incluindo posições de destaque no governo. Brandão, filiado ao PSB, alega estar seguindo as orientações do Supremo Tribunal Federal e nega irregularidades.
Dentre os parentes em cargos de destaque, destaca-se Carlos Orleans Braide Brandão, sobrinho do governador, que ocupa o cargo de secretário extraordinário de Assuntos Municipalistas. Além disso, a Secretaria de Planejamento e Orçamento é liderada por Vinicius César Ferro Castro, casado com a médica Nathalia Itapary, outra sobrinha do governador.
O irmão de Nathalia, Daniel Itapary Brandão, havia sido nomeado pelo Legislativo estadual como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, mas a decisão foi anulada pelo judiciário. Raul Cancian Mochel, cunhado de Daniel, é o atual secretário de Transparência e Controle do Maranhão, e Ítalo Augusto Reis Carvalho, casado com Mariana Braide Brandão Carvalho, sobrinha do governador, atua como subsecretário de Infraestrutura.