Governo iniciará discussão da dívida com a Venezuela em encontro técnico
- José Augusto
- 19 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

O Ministério da Fazenda irá convidar autoridades venezuelanas para definir a data de início da mesa de diálogo sobre a dívida do país vizinho com o Brasil. A criação dessa mesa foi anunciada durante a visita do ditador Nicolás Maduro ao Brasil e tem como objetivo discutir soluções para as dívidas existentes e reabrir canais comerciais entre os dois países.
Em uma reunião preparatória realizada em junho, membros do Ministério da Fazenda, Itamaraty, Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior e BNDES discutiram o assunto. O BNDES é o principal credor da Venezuela, que deve cerca de R$ 3,5 bilhões ao Brasil.
Segundo o Itamaraty, o Brasil não disponibilizará novas linhas de financiamento para a Venezuela até que o país vizinho regularize o pagamento da dívida. A Venezuela demonstrou disposição em retomar os pagamentos, e os valores devidos estão registrados no Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos – CCR/ALADA, com parcelas atrasadas indenizadas com recursos do Fundo de Garantia às Exportações (FGE). Foto: Ricardo Stuckert