top of page
Buscar

Greve dos Metroviários do Recife recomeça hoje por tempo indefinido


Os metroviários do Recife retomarão a greve a partir desta sexta-feira (11), como resposta à insatisfação com a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A decisão foi tomada em assembleia na quinta-feira (10). A paralisação afetará as 36 estações do Metrô do Recife, que atende cerca de 180 mil passageiros diariamente.


Os representantes do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindMetro-PE) e os trabalhadores discutiram a proposta de reajuste salarial apresentada pela CBTU. Inicialmente, os trabalhadores buscavam um aumento de 25%, considerando as perdas salariais acumuladas ao longo dos anos. Após mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), a demanda dos trabalhadores foi reduzida para 7%, alinhada com a sugestão do Ministério Público do Trabalho (MPT).


No entanto, durante a reunião de quinta-feira, a CBTU propôs um reajuste de 3,45%, abaixo das expectativas dos trabalhadores. Além disso, a empresa não se comprometeu com a elevação do piso salarial, que atualmente é de R$ 1.900. Outra reivindicação não atendida foi a garantia de estabilidade em caso de privatização do sistema. A paralisação afetará o funcionamento do metrô, causando impacto na mobilidade urbana da cidade.

 
 

© 2025 por OceanDesign
Todos os direitos reservados

Há 5 anos a sua principal fonte de informação de Riacho das Almas, Pernambuco e do mundo.

bottom of page