top of page
Buscar

IBGE inclui perguntas sobre identidade de gênero e orientação sexual em nova pesquisa


ree

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou nesta segunda-feira (9), a coleta de dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023, com foco na saúde reprodutiva de mulheres e homens, bem como na saúde e nutrição infantil. Uma novidade importante é a inclusão de duas perguntas sobre identidade de gênero e orientação sexual dos entrevistados com 18 anos ou mais.


Pela primeira vez, o IBGE aborda esses dois temas juntos, atendendo a uma demanda da sociedade civil. A agência garante que os entrevistados responderão a essas questões de forma confortável, pois mulheres serão entrevistadas por mulheres e homens por homens durante a pesquisa.


Nos próximos quatro meses, agentes de coleta visitarão aproximadamente 133 mil domicílios em mais de 2.500 municípios brasileiros. Os resultados da pesquisa devem ser divulgados no quarto trimestre de 2024. A pesquisa será amostral, representando o país com recortes para unidades da federação e, em alguns casos, capitais, em colaboração com o Ministério da Saúde.


Esta é a quarta edição da PNDS, mas a primeira conduzida diretamente pelo IBGE, tornando os dados comparáveis às edições anteriores. Além disso, o IBGE prepara a divulgação dos resultados do Censo Demográfico 2022, que fornecerá informações para políticas públicas em várias áreas, incluindo saúde, educação e mercado de trabalho, com expectativas de mostrar um envelhecimento da população brasileira. Os resultados serão divulgados em 27 de outubro com base na contagem da população.

 
 
bottom of page