Inmet alerta para onda de frio e ventos fortes em pelo menos sete estados
- José Augusto
- 30 de jun.
- 1 min de leitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranja — nível que indica perigo potencial — para ventos costeiros e queda acentuada de temperatura em várias regiões do país. Os efeitos devem ser sentidos até a noite desta segunda-feira (30).
Segundo o Inmet, uma frente fria intensa deve provocar um declínio de mais de 5 °C nas temperaturas em sete estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. O alerta de frio vale até 23h59 desta segunda.
Já o alerta de ventos costeiros, válido até as 3h da manhã de segunda, afeta áreas como a Grande Florianópolis, Sul Catarinense, Vale do Itajaí, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste e Nordeste Rio-Grandense. Os ventos fortes podem provocar movimentação de dunas e causar riscos em regiões litorâneas.
Chuvas intensas no Sul
A formação de um novo sistema frontal neste domingo intensificou as chuvas no Sul do país, com acumulados superiores a 100 mm previstos para áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A previsão inclui ainda rajadas de vento e raios.
Durante a noite de domingo, as instabilidades devem avançar sobre Santa Catarina, Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul, enquanto as chuvas no Rio Grande do Sul começam a perder força.
Na segunda-feira (30), a tendência é de diminuição das chuvas no RS, mas o tempo segue instável em pontos do Paraná, SC, sul de SP e MS. Já entre terça (1º) e quarta-feira (2), novas áreas de instabilidade podem voltar a atingir o Rio Grande do Sul.