Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas na Zona da Mata e Litoral de Pernambuco
- José Augusto
- 28 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando uma situação meteorológica perigosa com previsão de chuvas intensas na Zona da Mata e no Litoral de Pernambuco. O aviso, divulgado às 7h21 desta terça-feira (28), é válido até as 10h da quarta-feira (29) e prevê acumulados de chuva de até 100 milímetros.
Além de Pernambuco, o alerta também abrange a Zona da Mata da Paraíba e os litorais de Alagoas e Rio Grande do Norte. As regiões afetadas podem enfrentar riscos de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
O Inmet recomenda que a população fique vigilante e siga as orientações da Defesa Civil e outras autoridades locais.
Dados do painel de monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) mostram que, nas últimas 24 horas, a cidade de Goiana, na Mata Norte, registrou 136,93 milímetros de chuva. Também houve fortes chuvas em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que acumulou 96,48 milímetros.
Outros municípios da RMR que registraram altos volumes de chuva incluem Olinda (76,18 mm), Igarassu (61,84 mm) e Recife (48,43 mm). Para esta terça-feira, a previsão da Apac para a RMR é de tempo nublado, com pancadas de chuva isoladas de intensidade variando entre fraca e moderada.