top of page
Buscar

Inmet emite alertas de perigo devido a previsão de chuvas intensas em diversos estados


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emitiu nesta segunda-feira (22) dois alertas meteorológicos especiais de perigo devido à previsão de chuvas intensas em várias regiões do Brasil. Os alertas utilizam três cores para indicar o grau de perigo: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).


O primeiro alerta, classificado como nível laranja, foi iniciado às 10h15 de segunda-feira e estenderá até as 10h desta terça-feira (23). Abrange áreas do norte de Minas Gerais, centro-sul baiano, centro-norte do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, centro e sudoeste do Pará, norte, noroeste e centro-sul de Goiás, noroeste do Paraná, leste de Rondônia, centro-sul e sudeste do Amazonas, faixa ocidental do Tocantins, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, sudeste Paraense, além de Araçatuba e Presidente Prudente (SP).


O segundo alerta, classificado como nível amarelo, iniciou às 10h44 desta segunda-feira e terminará às 10h de terça-feira. Abrange áreas da Bahia, Piauí, Pernambuco, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, parte do Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão e Paraíba. O volume de chuva esperado varia de 20 mm/h a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos entre 40 km/h e 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.


O Inmet prevê chuvas volumosas na região Nordeste até sexta-feira (26), especialmente nos estados da Bahia, Piauí e Ceará. Essas chuvas são atribuídas a sistemas meteorológicos típicos de verão, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a formação de um canal de umidade. Em contrapartida, Roraima terá pouca chuva, enquanto Acre, Amazonas e Rondônia podem registrar pancadas isoladas.

 
 

© 2025 por OceanDesign
Todos os direitos reservados

Há 5 anos a sua principal fonte de informação de Riacho das Almas, Pernambuco e do mundo.

bottom of page