INSS começa a devolver valores descontados indevidamente a partir desta segunda (26)
- José Augusto
- 26 de mai.
- 1 min de leitura

A restituição dos descontos indevidos de mensalidades associativas realizados em abril começa nesta segunda-feira (26), conforme anunciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Serão devolvidos cerca de R$ 292 milhões a aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados incorretamente.
Apesar de o INSS ter suspendido esse tipo de desconto no fim de abril, a folha de pagamento já havia sido processada, o que fez com que os valores ainda fossem retidos entre os dias 24 de abril e 8 de maio. No entanto, o INSS não repassou os valores às associações e agora fará a devolução diretamente aos beneficiários.
Os reembolsos serão creditados juntamente com o pagamento regular dos benefícios, que ocorre entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Não é necessário realizar nenhum procedimento para receber o valor referente ao mês de abril.
A ordem de pagamento segue o número final do benefício (antes do hífen). Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos começam nesta segunda-feira (26) para quem tem final 1; na terça (27) para final 2; e assim sucessivamente, exceto nos fins de semana.
Já os segurados que recebem acima de um salário mínimo terão os valores depositados entre 2 e 7 de junho, conforme a seguinte ordem: finais 1 e 6 (segunda), 2 e 7 (terça), 3 e 8 (quarta), 4 e 9 (quinta), e 5 e 0 (sexta).
Para reaver descontos antigos considerados indevidos, é preciso solicitar a devolução pelos canais oficiais: o aplicativo ou site “Meu INSS” (meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135. O INSS alerta que não entra em contato com os segurados por e-mail, mensagens ou ligações.