Irregularidades no percurso do Galo da Madrugada são identificadas em vistoria para o Carnaval 2024
- José Augusto

- 9 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Autoridades responsáveis pela segurança do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, realizaram a primeira vistoria conjunta no percurso do desfile, identificando diversas irregularidades a pouco mais de um mês da festa.
A ação, que contou com a participação das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, representantes da Defesa Civil de Pernambuco e empresas de serviços essenciais, apontou problemas como a altura inadequada da fiação elétrica e irregularidades na instalação de cabos de fibras ópticas.
O coronel Marcelo, coordenador do Grupo de Trabalho do Carnaval, afirmou que, durante a vistoria, foram apontadas melhorias necessárias para garantir a segurança dos foliões. Entre os problemas destacados estão questões relacionadas à distribuição do efetivo das forças de segurança ao longo do percurso.
O tenente-coronel Vitoriano, da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, ressaltou a importância da vistoria para identificar riscos estruturais, especialmente em marquises e estruturas na área central do Recife.
Rodrigo Menezes, vice-presidente do Galo da Madrugada, reconheceu as irregularidades identificadas e afirmou que ajustes serão feitos com base nas recomendações técnicas após a vistoria. Ele mencionou problemas como fiação de telefonia abaixo da altura permitida, e as empresas responsáveis serão notificadas.
O Grupo de Trabalho do Carnaval e a SDS (Secretaria de Defesa Social) estabelecerão um prazo para a regularização das questões apontadas, garantindo que tudo esteja resolvido até uma semana antes do desfile, em 4 de fevereiro.
A gerente-geral de engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Hawson, recomendou isolamento e pequenas recuperações nos imóveis que apresentam riscos, visando garantir a segurança durante o evento.
O Centro de Operações do Recife (COP) está coordenando ações de 13 secretarias e órgãos municipais para garantir a eficiência das operações durante o Carnaval, integrando o trabalho das diferentes entidades envolvidas na segurança e gestão de crises.



