João Campos se aproxima de aliado de Raquel de olho em 2026
- José Augusto

- 30 de jul.
- 1 min de leitura

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), vem se aproximando do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), um dos principais aliados da governadora Raquel Lyra (PSD), visando isolar a adversária para as eleições de 2026. Com o apoio de Da Fonte, João fortaleceria sua base e poderia reunir até ¾ do tempo de TV na campanha.
Da Fonte, presidente estadual do PP, deseja disputar uma vaga no Senado pela federação União Progressista (PP/União Brasil), ao lado de Miguel Coelho (UB), que está mais alinhado com João.
Apesar de estar na base do governo estadual, Eduardo e Raquel têm uma relação política impessoal, marcada por divergências em eleições passadas e decisões estratégicas diferentes.
A possível aliança com João ganha força à medida que pesquisas indicam vantagem do prefeito.
Para aliados do PSB, Da Fonte poderia migrar de palanque, como já fez em outras eleições.
Se o PP aderir ao grupo de João Campos, a governadora ficaria isolada com apenas PSD e Avante. Já João reuniria uma frente ampla com PT, MDB, União Brasil, Republicanos, Solidariedade, PSDB, PDT, Cidadania e agora, possivelmente, o PP.
Embora o PL seja uma alternativa para Raquel, o presidente estadual da sigla, Anderson Ferreira, resiste a alianças com partidos que apoiem a reeleição de Lula, e Raquel mantém neutralidade em relação ao governo federal.
A aproximação ficou evidente em eventos recentes, como a eleição suplementar de Goiana e o Congresso da Assembleia de Deus, nos quais João e Da Fonte estiveram juntos, enquanto Raquel ficou de fora dos registros.



