Lula agenda participação na Bahia, sanção da igualdade salarial e cúpula do Mercosul
- José Augusto
- 3 de jul de 2023
- 2 min de leitura

Nesta segunda-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda movimentada. Pela manhã, ele estará presente na cerimônia de início das obras de um trecho da ferrovia de integração Oeste-Leste, em Ilhéus, Bahia. Em seguida, retornará a Brasília para a celebração da sanção do projeto de lei que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres. Na parte da tarde, Lula embarcará para Puerto Iguazú, na Argentina, onde participará da cúpula do Mercosul.
As obras que terão início em Ilhéus fazem parte do lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com extensão de 127 km. O investimento inicial será de R$ 1,5 bilhão, e a previsão é de que durem 36 meses, com operação prevista para 2027. A Fiol, no total, terá cerca de 1.527 km de extensão, conectando o futuro Porto de Ilhéus, na Bahia, ao município de Figueirópolis, em Tocantins, onde se encontrará com a Ferrovia Norte-Sul.
A integração ferroviária em Ilhéus será fundamental para o escoamento de minério da região sul do estado e de grãos da região oeste. Segundo o Palácio do Planalto, quando estiver em pleno funcionamento, espera-se uma redução de 86% nas emissões de gases de efeito estufa.
Às 15h, Lula sancionará o projeto de lei que estabelece a igualdade salarial entre mulheres e homens na mesma função. O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados em maio e pelo Senado Federal no mês passado, é resultado de um acordo político entre Lula e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. A medida busca garantir que mulheres recebam salários equivalentes aos homens quando exercerem a mesma função.
O presidente enfatizou a importância da lei ao afirmar que é necessário estabelecer de forma clara e direta que as mulheres devem receber o mesmo salário dos homens em igualdade de função, sem rodeios ou exceções.