Lula busca fortalecer laços com países africanos em sua agenda internacional nesta semana
- José Augusto

- 21 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O presidente Lula viajou no último domingo (20) para uma série de compromissos em três nações africanas. Além de participar da cúpula do Brics, na África do Sul, a delegação brasileira visitará Angola e também estará presente na cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe.
Em um encontro ocorrido na última quinta-feira (17), Lula se reuniu em Brasília com o embaixador da República de Angola, Manuel Eduardo dos Santos da Silva Bravo, para receber suas credenciais. "Vamos revitalizar as parcerias, intercâmbio e cooperação entre o Brasil e os países africanos", destacou Lula após o encontro.
A 15ª Cúpula dos Chefes de Estado do Brics acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto. Este será o primeiro encontro presencial do grupo desde o início da pandemia de covid-19. Dos países que compõem o bloco, estarão presentes os presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), além do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente russo, Vladimir Putin, participará remotamente.
A expansão do Brics é um dos tópicos a serem abordados na reunião. O Ministério das Relações Exteriores informou que 22 países expressaram formalmente o interesse em ingressar no grupo, que é composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Além disso, haverá discussões sobre o uso de moedas locais em transações comerciais.
Na última etapa do evento, está previsto um encontro ampliado com os países-membros do Brics e aproximadamente 40 países convidados, a maioria sendo chefes de Estado e governo de nações interessadas em se juntar ao bloco, provenientes da África, América do Sul, Caribe e Ásia.
Nos dias 25 e 26, Lula visitará Luanda, capital de Angola, onde será recebido pelo presidente João Lourenço. Durante sua estadia, estão agendadas reuniões privadas e ampliadas com Lourenço, destacando a cooperação bilateral e a consolidação dos laços históricos.
Durante sua estadia em Angola, Lula participará de eventos na Assembleia Nacional e de um seminário no qual apresentará um projeto no vale do Cunene. Além disso, está prevista sua participação em um evento empresarial, que contará com cerca de 60 empresários brasileiros. O presidente também deve assinar acordos e memorandos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação.
Em seguida, no domingo (27), Lula estará em São Tomé, capital de São Tomé e Príncipe, para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da CPLP. Essa organização inclui membros como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.



