Lula solicita fechamento da maioria dos clubes de tiro no país
- José Augusto
- 25 de jul de 2023
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante sua live semanal que pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para fechar a maioria dos clubes de tiro no Brasil. Segundo Lula, apenas as forças de segurança devem manter esses espaços para treinamento de tiro.
Durante a transmissão, Lula também defendeu o novo decreto que regulamenta a circulação de armas no país, publicado pelo governo federal na semana passada. Ele criticou a legislação anterior, do governo Bolsonaro, acusando-a de ser feita para "agradar o crime organizado".
O novo decreto limita a quantidade de armas e munições que cada cidadão pode comprar, restringe calibres antes permitidos, proíbe o funcionamento de clubes de tiro por 24 horas e determina que a Polícia Federal passe a fiscalizar os caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), antes de responsabilidade exclusiva do Comando do Exército.
A gestão anterior de Bolsonaro havia facilitado o acesso às armas, inclusive as de uso restrito, e viu um crescimento no número de registros concedidos para clubes de tiros, tarefa antes sob a análise do Exército.
O novo decreto tem como objetivo reverter essa política de flexibilização do acesso às armas e restringir a posse de armamentos no país.
Foto: Ricardo Stuckert