Memorial em homenagem ao Mestre Luiz Antônio é inaugurado em Caruaru
- José Augusto

- 22 de mai.
- 2 min de leitura

Caruaru recebeu nesta terça-feira (20), um novo espaço dedicado à preservação da cultura popular: o Memorial Mestre Luiz Antônio. Localizado no tradicional bairro do Alto do Moura, o museu é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Caruaru e a iniciativa privada, e abriga mais de 500 peças do artesão que é considerado Patrimônio Vivo da cidade desde 2019 e do estado de Pernambuco desde 2021.
A inauguração integra as celebrações do aniversário do município e reforça o compromisso com a valorização do artesanato em barro, atividade que sustenta mais de 800 famílias na região. “A gente entrega mais uma casa que transborda cultura, alegria e história. Valorizar o barro é valorizar a identidade de Caruaru”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro, que também anunciou reforço na equipe técnica e de atendimento do local para garantir o funcionamento do espaço.
Durante a cerimônia, o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, citou o poeta Mário Quintana ao afirmar que “amar é mudar a alma de casa”. Ele reforçou que o Memorial é um convite para que a população e as escolas conheçam de perto a arte e a história do Alto do Moura.
Mestre Luiz Antônio, nascido em 1935, é um dos nomes mais respeitados do artesanato nordestino. Filho do Alto do Moura, ficou conhecido por retratar com delicadeza e autenticidade cenas do cotidiano da região. Em 1986, teve mais de 300 obras expostas no Japão. “Desde pequeno eu moldava o barro com as mãos, e foi assim que criei meus dez filhos. É um dom que Jesus me deu”, disse emocionado o artista.
O Memorial já está aberto ao público na Rua Mestre Vitalino. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.



