Obras de duplicação da BR-423 no Agreste de Pernambuco são paralisadas
- José Augusto
- 11 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

As obras de duplicação da BR-423, iniciadas em novembro de 2023, já foram interrompidas no Agreste de Pernambuco. O projeto, que envolve um investimento de R$ 330 milhões e abrange 43,1 quilômetros entre São Caetano e Lajedo, tinha como objetivo melhorar a capacidade viária da rodovia, sendo parte do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
Embora a ordem de serviço tenha sido assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a obra não avançou como esperado. A paralisação não foi oficialmente comunicada pelo governo federal, mas a situação é evidente para quem trafega pela BR-423. No local, encontram-se apenas vestígios do início das obras, como manilhas de concreto acumuladas nas margens da rodovia.
Trabalhadores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) foram vistos realizando apenas reparos paliativos, como operações tapa-buraco, para minimizar os riscos aos motoristas. Este tipo de manutenção é especialmente importante durante o período de festas juninas, quando o tráfego em direção a Garanhuns e Caruaru aumenta significativamente.
O DNIT ainda não informou o motivo e a duração da paralisação, mas informações extraoficiais indicam problemas com o licenciamento ambiental.