Oito praias de Pernambuco estão impróprias para banho, alerta CPRH
- José Augusto
- 4 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) divulgou um estudo revelando que oito praias em Pernambuco estão impróprias para banho. O levantamento abrangeu 25 áreas do litoral e tem validade até a próxima quinta-feira (7).
O objetivo da pesquisa é verificar se as águas estão em condições adequadas para atividades recreativas. A análise, realizada por meio de coletas, identifica a presença de impurezas que podem tornar as áreas inadequadas para o banho.
A classificação das praias segue a Resolução CONAMA Nº 274/00, que estabelece padrões de qualidade da água do mar. A balneabilidade, conforme a CPRH explica, engloba fatores que determinam a qualidade da água para recreação de contato primário, onde há a possibilidade de contato direto e prolongado, inclusive a ingestão de água em quantidades consideráveis.
Confira a lista de praias impróprias:
Praia de Pilar, em frente à Igreja do Pilar - Itamaracá
Praia de Maria Farinha, em frente ao Cabanga Iate Clube - Paulista
Praia do Janga, em frente à Rua Cláudio S. Bastos Nº 190 (Cond. Roberto Barbosa) - Paulista
Praia do Janga, em frente à Rua Betânia - Paulista
Praia dos Milagres, em frente à Praça dos Milagres - Olinda
Praia do Pina, em frente à Rua Com. Morais com Eng. Antônio de Góes (Cassino Americano) - Recife
Praia dos Carneiros, em frente ao Condomínio Pontal dos Carneiros - Tamandaré
Praia de Tamandaré, em frente à Rua Nilo Gouveia Filho, em frente à estátua - Tamandaré.
Além disso, a CPRH realiza amostras semanais da água e recomenda evitar o banho de mar em casos como a incidência elevada de doenças transmitidas pela água, recebimento regular de esgotos, presença de resíduos sólidos ou líquidos, floração de algas, semanas classificadas como impróprias, e nas 24 horas após chuvas, devido ao maior risco de doenças.