Pernambuco supera média nacional de alfabetização e se destaca no ranking dos estados
- José Augusto
- 30 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

Pernambuco atingiu um marco histórico ao superar a média nacional de alfabetização, com 59% dos estudantes alfabetizados na idade certa, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A média nacional é de 56%.
Os números, referentes a 2023, foram apresentados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada. Pernambuco agora está entre os dez estados com melhor desempenho na série histórica de alfabetização.
A governadora Raquel Lyra comentou os resultados: "Estamos priorizando a educação, melhorando a qualidade do ensino, a infraestrutura das escolas e garantindo a permanência dos jovens na sala de aula. Isso transforma a realidade do nosso estado. Nosso objetivo é ampliar o direito à alfabetização em todas as regiões, diminuindo desigualdades e melhorando a qualidade de vida dos pernambucanos."
Pernambuco mostrou uma evolução significativa na série histórica de alfabetização. Em 2019, o estado ocupava a 15ª posição, caindo para 16ª em 2021, mas subindo para a 9ª colocação em 2023, ficando agora entre os dez melhores do Brasil.
Além disso, Pernambuco ultrapassou a meta de alfabetização estabelecida para 2023, que era de 45%, atingindo um aumento de 41% em relação à meta e superando o objetivo projetado para 2025, de 56,3%. O estado também se destacou pela alta taxa de participação nas avaliações, com 92% dos estudantes avaliados, sendo o terceiro melhor do país nesse quesito.