top of page

Polícia Federal realiza segunda fase da operação "Jogada Ensaiada" contra fraudes no Futebol


ree

Nesta quarta-feira (9), a Polícia Federal lançou a segunda fase da Operação Jogada Ensaiada, visando desmantelar uma organização criminosa envolvida na manipulação de resultados em partidas de futebol.


A ação envolve 60 agentes que cumprem 12 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Aracaju/SE, Araguaina/TO, Assu/RN, Belo Horizonte/BH, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Fortaleza/CE, Igarassu/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Sumaré/SP. Os alvos são empresários, jogadores e apostadores vinculados ao esquema.

A primeira fase da operação, ocorrida em outubro de 2022, tinha foco em investigar fraudes no futebol de Sergipe. Porém, a análise das provas obtidas revelou uma rede muito mais ampla, abarcando o âmbito nacional.

Conversas interceptadas revelaram negociações entre empresários (representantes de jogadores), apostadores e dirigentes, orquestrando a manipulação de resultados em partidas de futebol para ganhos ilícitos em plataformas de apostas. Estima-se que o esquema movimentou cerca de R$ 11 milhões.

Até o momento, foram identificadas manipulações em jogos de diversos campeonatos estaduais, bem como nas séries D e C do campeonato brasileiro. Os envolvidos enfrentarão acusações de crimes previstos na lei geral do esporte e por pertencerem a uma organização criminosa.


 
 
bottom of page