Ponte desaba após colisão de navio em Baltimore; equipes buscam sobreviventes
- José Augusto

- 26 de mar. de 2024
- 2 min de leitura

Uma ponte em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos, desmoronou na madrugada desta terça-feira (26) após ser atingida por um navio cargueiro. O momento foi capturado por câmeras de monitoramento da região.
De acordo com informações do corpo de bombeiros local, duas pessoas foram resgatadas da água, uma delas em estado grave. No entanto, equipes de resgate continuam em busca de pelo menos seis pessoas desaparecidas no rio.
As autoridades relataram que um número indeterminado de veículos transitava pela ponte no momento do acidente, incluindo uma carreta de grande porte. Trabalhadores também estavam realizando manutenção na estrutura durante a madrugada.
As operações de resgate estão enfrentando condições climáticas adversas, com temperaturas próximas a -1°C e água a cerca de 9°C, o que pode causar hipotermia. Além disso, a profundidade do rio é de até 15 metros, com correntes fortes.
O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura, que tinha como destino o Sri Lanka. Operado pela empresa Synergy e a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, o navio, chamado Dali, não teve membros da tripulação feridos na colisão.
As autoridades suspenderam o tráfego naval no porto de Baltimore e bloquearam todas as vias na região da ponte Francis Scott Key para facilitar os trabalhos de resgate. O governador de Maryland declarou estado de emergência, e o secretário de Transporte dos EUA está em contato com as autoridades locais.
Segundo o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, não há indícios de que o incidente tenha sido um ato terrorista. A investigação preliminar aponta que o navio perdeu propulsão durante uma manobra para sair do porto.
A ponte Francis Scott Key, inaugurada em 1977, tinha quase 3 quilômetros de extensão e era uma importante ligação entre pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco. A estrutura recebeu o nome em homenagem ao autor do poema que inspirou o hino nacional dos Estados Unidos.



