Prazo para envio de comprovantes de rendimento termina nesta sexta-feira (28)
- José Augusto
- 28 de fev.
- 1 min de leitura

Empresas e instituições financeiras têm até sexta-feira (28) para enviar aos seus clientes os comprovantes de rendimentos relativos a 2024, que são essenciais para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Esses documentos, que incluem valores recebidos, descontos para a Previdência Social e Imposto de Renda, devem ser utilizados pelos contribuintes no preenchimento da declaração.
Os comprovantes não precisam ser enviados pelos Correios. Empresas podem optar por enviar os dados por e-mail, links para download ou aplicativos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido pelo site ou aplicativo SouGov.br.
A Receita Federal utilizará essas informações para verificar possíveis erros ou omissões nas declarações de Imposto de Renda. Bancos, corretoras, planos de saúde e fundos de pensão também devem fornecer documentos detalhando os valores cobrados, que poderão ser usados para deduções na declaração.
A partir de 15 de março, começa o prazo para enviar as declarações, que vai até 31 de maio.
Caso haja atraso no recebimento dos comprovantes, o contribuinte pode buscar a correção junto ao setor responsável ou, em último caso, acionar a Receita Federal. Mesmo que não consiga os dados corretos até o fim de maio, é possível submeter uma versão preliminar e corrigir posteriormente, sem risco de multa.