top of page

Presas pelo 8 de Janeiro dançam e bebem ao deixar presídio com tornozeleira eletrônica


ree

Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra um grupo de mulheres que haviam sido presas devido aos eventos extremistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, comemorando a sua saída da Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Nas imagens, é possível ver as mulheres segurando taças de plástico e tornozeleiras eletrônicas. A libertação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.


No momento, ainda permanecem detidas 128 pessoas em decorrência dos acontecimentos, sendo 115 homens e 13 mulheres.


O vídeo que se espalhou pelas redes sociais exibe as mulheres celebrando a liberdade com um tipo de "grito de vitória". Algumas das presentes parecem estar brindando com o que parece ser espumante.


Veja o vídeo abaixo:


Na última terça-feira (8), Moraes concedeu liberdade provisória a outros 72 réus envolvidos nos atos extremistas. Esse grupo inclui 25 mulheres e 47 homens. As acusações contra eles envolvem crimes como associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, planejamento de golpe de Estado, dano qualificado por violência e ameaça grave, uso de substância inflamável em ataques ao patrimônio da União causando prejuízos significativos, destruição de patrimônio histórico, bem como atuação em grupo e outros crimes diversos.


De acordo com Moraes, a detenção cautelar já não era mais justificável, seja para manter a ordem pública, seja para garantir a integridade da instrução criminal. Ele avaliou que o risco de reincidência nos crimes já não estava presente, e que não havia mais risco de prejudicar a coleta de provas.


Foto: MídiaViana

 
 
bottom of page