top of page
Buscar

Problemas estruturais afetam a famosa 'igreja de ouro' no Centro Histórico de Salvador


A igreja de São Francisco de Assis, localizada no Centro Histórico de Salvador e considerada uma das mais imponentes da América Latina por especialistas em arte sacra, enfrenta sérios problemas estruturais. Fotos mostram pilar sem reboco, piso desnivelado, pintura desgastada e teto escorado com um pedaço de madeira. Há também risco de queda do pináculo direito, resultando no fechamento parcial de um dos pátios.


Apesar do reconhecimento como patrimônio material do Brasil, a igreja, conhecida como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, ainda aguarda restauração completa. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informa que o processo está em fase de licitação, porém, não há previsão para a conclusão.


Enquanto isso, o comércio na região foi afetado devido ao bloqueio de algumas vias, causando esvaziamento de hotéis, restaurantes e estacionamentos que dependem do turismo. As visitas ao templo, que são muito procuradas pelos turistas, continuam mantidas, mas os problemas estruturais não são visíveis para os visitantes.


O Iphan planeja a contratação de empresa para elaboração de projetos executivos de arquitetura, engenharia e restauração da igreja, porém, a restauração completa pode levar entre dois e três anos. A Arquidiocese de Salvador não se manifestou sobre o assunto.


A Igreja de São Francisco de Assis, construída no século 18, é um importante símbolo da opulência da Bahia no período colonial e abriga ricas obras de arte sacra. O tombamento pelo Iphan visa preservar a memória coletiva e garantir a manutenção das características tradicionais do barroco brasileiro. A restauração é essencial para a preservação desse patrimônio histórico-cultural.

Fotos: Itana Alencar

 
 

© 2025 por OceanDesign
Todos os direitos reservados

Há 5 anos a sua principal fonte de informação de Riacho das Almas, Pernambuco e do mundo.

bottom of page