Rede Estadual de Ensino de Pernambuco inicia o ano letivo nesta segunda-feira (5)
- José Augusto
- 5 de fev. de 2024
- 1 min de leitura

Mais de 460 mil estudantes matriculados nas 1.058 escolas da Rede Estadual de Pernambuco retornam às salas de aula nesta segunda-feira (5). A governadora Raquel Lyra estará presente na abertura do ano letivo na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Adauto Carvalho, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
Durante o evento, a governadora entregará oficialmente a nova quadra da unidade de ensino, anunciará novidades relacionadas ao Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e entregará 170 títulos de propriedade pelo Programa Morar Bem.
Para 2024, foram ofertadas 175.201 vagas para estudantes novatos, sendo 97.903 preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais, em um processo realizado ao longo do segundo semestre de 2023.
O ano letivo será marcado por atividades e ações com foco no tema "Relações Étnico-Raciais: educar para o (re)conhecimento e a valorização da diversidade e da diferença", em consonância com a Década Internacional de Afrodescendentes, proclamada pela ONU, que se encerra em 2024.
Os alunos receberão novos materiais de forma gratuita em suas escolas, com kits escolares específicos para cada etapa de ensino: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluindo itens como canetas, lápis, cadernos, além de novidades como caixas de lápis de cor com diversos tons de pele.
Ao longo do ano letivo, cada estudante receberá duas fardas novas, com prioridade para os alunos novatos. Serão distribuídas, prioritariamente, 326.206 peças, com investimento total de R$ 3,5 milhões. Os estudantes veteranos receberão o fardamento ao longo do ano.