Resort é autuado em R$50 mil por despejar esgoto na Praia de Carneiros
- José Augusto
- 8 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Um resort localizado na Praia de Carneiros, em Tamandaré, Litoral Sul do Estado, foi multado em R$50 mil por despejar esgoto no mar. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) confirmou a autuação por meio do Auto de Infração nº 288/2024, emitido nesta segunda-feira (8).
Segundo a CPRH, o condomínio de veraneio Eco Resort foi penalizado devido ao lançamento irregular de efluente sanitário na Praia de Carneiros, o que resultou em poluição ambiental. A denúncia inicial foi feita por meio da ouvidoria da entidade e, após análises da água coletada, ficou evidente o despejo de poluentes no mar.
"A quantidade de coliformes Termotolerantes na análise confirma que se trata de despejo de esgoto sanitário. Conforme a Resolução Conama 274/2000, essa quantidade torna o trecho impróprio para recreação de contato primário", afirmou a CPRH em comunicado.
A investigação revelou que o despejo ocorria por meio de uma canaleta que conectava o resort à praia. Os poluentes estavam sendo lançados no mar através dessa canaleta, em um trecho de menos de dez metros que ligava o condomínio à beira-mar.
Além da denúncia à CPRH, o condomínio também foi alvo de uma investigação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Ambas as denúncias, tanto a do MPPE quanto a formalizada pela Ouvidoria Ambiental da CPRH, foram confirmadas pela equipe de fiscalização da Agência.
A Associação para Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros também contribuiu com análises que subsidiaram a autuação, comprovando o crime ambiental.
Até o momento, o Eco Resort Praia dos Carneiros não se pronunciou sobre o assunto.