top of page
Buscar

Senado aprova projeto que reconhece espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como Patrimônio Cultural Imaterial


O Senado Federal aprovou o projeto de lei que confere ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A proposta, de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial.


Com a aprovação da Lei nº 4409/2021, o tradicional espetáculo passa a integrar oficialmente o conjunto de bens imateriais protegidos pelo Estado brasileiro. Isso garante não apenas maior reconhecimento nacional, mas também a possibilidade de mais apoio institucional para a preservação e continuidade dessa manifestação artística e cultural.


A história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém remonta aos anos 1950, quando o comerciante Epaminondas Mendonça realizava encenações nas ruas de Fazenda Nova. Inspirado por uma reportagem sobre o espetáculo de Oberammergau, na Alemanha, ele idealizou algo semelhante no Agreste pernambucano. O projeto ganhou forma em 1956 com a chegada do diretor Plínio Pacheco e, em 1968, foi inaugurada a cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde as apresentações se tornaram referência nacional e internacional.


Com esse reconhecimento oficial, a Paixão de Cristo consolida ainda mais sua importância no cenário cultural brasileiro, como um símbolo da arte, da fé e da identidade nordestina.

 
 

© 2025 por OceanDesign
Todos os direitos reservados

Há 5 anos a sua principal fonte de informação de Riacho das Almas, Pernambuco e do mundo.

bottom of page