Senador Jarbas Vasconcelos renuncia ao cargo e anuncia aposentadoria da vida política, aos 81 anos
- José Augusto
- 6 de set. de 2023
- 2 min de leitura

O senador e co-fundador do MDB, Jarbas Vasconcelos (PE), tomou a decisão de renunciar ao seu cargo no Senado nesta terça-feira, ao mesmo tempo em que anunciou sua aposentadoria da vida política, após mais de 50 anos dedicados ao serviço público. Em seu lugar, assumirá o suplente Fernando Dueire, também do MDB, que já ocupava a função desde o final de 2022, quando Jarbas se afastou por questões de saúde. A notícia foi confirmada por meio das redes sociais do político.
Em uma carta aberta compartilhada na conta oficial do senador, ele expressou sua gratidão aos eleitores e familiares que o acompanharam ao longo de sua carreira política em Pernambuco durante a última metade de século. Jarbas Vasconcelos destacou que, daqui em diante, planeja contribuir com o país de "outra maneira":
"Aos 81 anos, com 50 deles dedicados à vida pública, poder caminhar pelas ruas e sentir o respeito dos cidadãos e dos colegas é motivo de orgulho e da certeza de que fiz o meu melhor. Movido por esse mesmo orgulho e pelo senso cívico, decido, neste momento, deixar o Congresso, entendendo que minha contribuição ao país será dada, daqui em diante, de outra forma", afirmou.
Jarbas Vasconcelos, formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, iniciou sua carreira política em 1975, quando foi eleito deputado federal por Pernambuco pelo MDB, partido que ajudou a fundar durante o período da ditadura militar. Ao longo de sua trajetória, ele também ocupou os cargos de prefeito do Recife (1985-1996) e governador de Pernambuco (1999-2006). Recentemente, estava em seu segundo mandato consecutivo como senador pelo estado.
No final de novembro do ano passado, o senador anunciou em suas redes sociais que se afastaria das atividades parlamentares para realizar um tratamento de saúde, ocasião em que foi anunciada a posse de Fernando Dueire, seu primeiro suplente, em seu lugar.