BNDES e fundo da ONU lançam edital de R$ 1 bilhão para projetos no sertão nordestino
- José Augusto
- 19 de jul. de 2023
- 1 min de leitura

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) da ONU lançaram o edital Sertão Vivo, disponibilizando cerca de R$ 1 bilhão para projetos de segurança alimentar e adaptação às mudanças climáticas no sertão nordestino.
A iniciativa beneficiará aproximadamente 250 mil famílias de produtores rurais em quatro estados do semiárido. Os projetos terão foco em agricultores familiares, incluindo comunidades tradicionais e povos indígenas, sendo 40% mulheres e 50% jovens.
O edital prevê apoio direto reembolsável e não reembolsável para até quatro projetos selecionados. A maior parte dos recursos será repassada pelo Fida ao BNDES, com contrapartida dos estados e do banco. O programa visa preservar a caatinga, um bioma ameaçado pelas mudanças climáticas, e promover a resiliência climática em comunidades rurais do Nordeste.
A parceria entre BNDES, Fida e estados selecionados visa oferecer recursos aos produtores rurais para implementação dos projetos em prol do desenvolvimento sustentável e segurança alimentar na região.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil