Técnico português Pepa é demitido do Cruzeiro após cinco meses
- José Augusto
- 29 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira (29) a saída do técnico português Pepa. Com apenas cinco meses no comando da equipe, o treinador não conseguiu superar a série de jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro e foi dispensado. Pepa, de 42 anos, foi apresentado como sucessor de Paulo Pezzolano em março deste ano.
Junto com Pepa, outros quatro profissionais portugueses também deixam o clube: Samuel Correia, auxiliar técnico; Pedro Oliveira, preparador físico; Pedro Azevedo, analista; e Hugo Silva, auxiliar técnico. A saída de Pepa se torna a 16ª mudança de treinador desde o término dos campeonatos estaduais, que precederam o início do Campeonato Brasileiro. Além do português, nomes como Paulo Pezzolano, Guto Ferreira, Vítor Pereira, Antonio Oliveira, Rogério Ceni, entre outros, também deixaram seus cargos.
A passagem de Pepa pelo Cruzeiro teve início entre a eliminação do Campeonato Mineiro e o começo do Campeonato Brasileiro. Apesar de um começo promissor com três vitórias em quatro jogos, o time não conseguiu manter o desempenho e o técnico foi demitido após acumular sete vitórias, oito empates e 10 derrotas, com um aproveitamento de 38%.
Atualmente, o Cruzeiro se encontra na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, somando 25 pontos, quatro a mais que a equipe na zona de rebaixamento. A equipe mineira não conquista uma vitória desde 8 de julho, quando enfrentou o Vasco, acumulando desde então quatro empates e três derrotas.
Pepa deu início à sua carreira como treinador em 2009, no Sub-19 do Taboeira-POR. Posteriormente, atuou como auxiliar do Sub-17 do Benfica-POR antes de iniciar sua carreira profissional no Sanjoanense-POR, em 2013. Ao longo de sua trajetória, passou por clubes como Feirense, Moreirense, Tondela, Paços Ferreira e Vitória de Guimarães, todos no futebol português, e no Al Tai, da Arábia Saudita, antes de assumir o comando do Cruzeiro em março deste ano.