Transformador retoma viagem rumo à Paraíba nesta segunda (5)
- José Augusto
- 5 de mai.
- 2 min de leitura

Após ficar parado por um defeito hidráulico em Paulista e passar o fim de semana estacionado na BR-101 Norte, em Abreu e Lima, devido à eleição suplementar em Goiana, o comboio que transporta um transformador de grandes dimensões volta a circular nesta segunda-feira (5), a partir das 5h30. O equipamento está sendo levado de Pernambuco até o parque eólico da CTG Brasil, em Nova Palmeira, na Paraíba.
A etapa desta segunda vai do km 48 da BR-101, em Abreu e Lima, até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Igarassu, no km 29. Na terça (6), o comboio deve partir às 8h do km 29 e seguir até a divisa com a Paraíba.
Com velocidade média de apenas 7 km/h, o transporte exige uma complexa operação logística. A estrutura do comboio é composta por três caminhões e dois semirreboques, totalizando 113,7 metros de comprimento e 600 toneladas. O transformador transportado tem 250 toneladas e mede 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura.
Durante a passagem do comboio, a faixa exclusiva de ônibus entre Abreu e Lima e Igarassu continuará liberada para veículos de passeio. No entanto, a PRF alerta que a via tem circulação nos dois sentidos e é proibida a ultrapassagem no trecho.
A movimentação tem atraído curiosos. O vigilante Luiz, conhecido como “DJ Caverna”, acompanha o trajeto desde o início, no Cabo de Santo Agostinho, e planeja seguir até a Paraíba de bicicleta. “Na primeira vez fui a pé até a divisa, mas tive calo. Desta vez vou de bike até o fim”, contou.
Comerciantes da região também se mostraram impressionados com a dimensão do equipamento. “É uma coisa que a gente nunca viu. Vai gerar muita coisa boa”, disse Nivaldo José da Silva, de 60 anos. Já Arnaldo Julio da Silva destacou a importância da carga: “É importante para trazer progresso e energia sustentável.”